Canalvivo: O Seu Canal de Notícias e curiosidades

Wifi do vizinho no Brasil

No Brasil, 13% das famílias dependem da rede do vizinho para conectar à internet, segundo a pesquisa Tic Domicílios, divulgada neste terça-feira (15).

O estudo, porém, não explica de qual forma a internet é compartilhada, isto é, se os vizinhos “fornecedores” sabem que sua rede está sendo usada por outras pessoas.

A prática é mais comum na região Nordeste, onde 22% dos entrevistados disseram usar a conexão dos outros. Nas demais regiões do Brasil, esse número variou entre 10% e 12%.

Nas famílias com renda entre um e dez salários mínimos, 14% responderam que recorrem à internet compartilhada. A diferença ficou nos domicílios com mais de dez salários mínimos de renda, nos quais 6% afirmaram usar a rede dos outros.

Sem internet

wifi-pesquisa

A pesquisa foi realizada em mais de 19 mil domicílios brasileiros entre outubro de 2014 e março de 2015.

Ela também revelou que um a cada dois domicílios no Brasil não tem conexão com a internet (excluindo quem acessa à web apenas pelo pacote de dados do celular). Outro dado encontrada é que 47% dos brasileiros com dez ou mais anos usaram o telefone móvel para se conectar.

Entre os domicílios que não têm conexão à internet, 49% das pessoas que responderam à pesquisa apontaram o custo elevado do serviço como principal problema. E 47% disseram que não tem computadores.

O fator econômico voltou a aparecer quando a pergunta foi por que os entrevistados não têm computador em casa. O preço alto foi apontado por 55% dos domicílios, e a falta de interesse, por 43%.

Comente com o Facebook

comentários

Related Posts

Leave a Reply