Canalvivo: O Seu Canal de Notícias e curiosidades

Casagrande está pulando de frente nesse inicio de temporada das eleições 2014

Casagrande está pulando de frente nesse inicio de temporada das eleições 2014

 

Um corpo de vantagem

Do jeito que as coisas andam em matéria de sucessão para o governo do Estado, não há como negar: o governador Renato Casagrande está pulando de frente nesse inicio de temporada. Vai dando nó atrás de nó em cima das cúpulas dos partidos, seja regional ou nacional, a exemplo do que fez com o PT e o PMDB. Ele pegou as bases, deixando as legendas ocas, levando prejuízo principalmente para o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) nas suas pretensões eleitorais, que vão de governo ao Senado. No que tange aos demais partidos, o alinhamento vem sendo natural em favor de sua candidatura à reeleição. À exceção, naturalmente, do PSDB e do DEM, por óbvias razões políticas. A agilidade de Casagrande pegou de surpresa o ex-governador, que sempre fez a vez do lobo na política capixaba, para fazer dela o que lhe convinha.

2013-11-02-casagrande-gov

E Magno?
Digamos que possa existir também a pré-candidatura do senador Magno Malta (PR). Viabilizada, poderia levar risco à reeleição do governador Renato Casagrande. Até pela facilidade que Magno tem de lidar com o eleitorado.

Indefinido
Mas o senador anda dando sinais de que pode não vir a disputar. O timing de se afirmar como candidatoestá passando. Não convence com essa habitual posição de dizer que o seu partido terá de qualquer maneira candidato ao governo.

Contarato
Magno vacila na hora em que o seu partido se fortaleceu muito, com a opção que por ele fez o delegado Fabiano Contarato. Um candidato ideal de Senado para a companhia de qualquer candidato ao governo, na atual conjuntura política do Estado. Pois ele tem a cara das redes sociais e tudo para ser a novidade das eleições.

Quem ganhará?
Em não sendo Magno candidato ao governo, quem ganharia entre Hartung e Casagrande? Ou se a disputa fosse também entre Casagrande e o senador Ricardo Ferraço (PMDB)? Magno não teria outra saída, que não apoiar o governador Renato Casagrande.

Futuro
E não sendo candidato ao governo, qual será o futuro do senador Magno Malta? Com a dificuldade que ele tem de lidar com os parceiros, que aliás é próprio do seu temperamento, o que sobrará para garantir-lhe uma reeleição (2018) ao Senado?

Fenômeno
O republicado é o fenômeno mais recente do populismo capixaba, tendo tido uma carreira construída em cima da sua relação com o eleitorado baixa renda. Sucede no ramo ao ex-prefeito de Vitória Solon Borges e ao ex-governador Francisco Lacerda de Aguiar – o Chiquinho.

PENSAMENTO:
“O mais humilhante dos sofrimentos é o de sentir que não se está sofrendo mais”. Proust

Comente com o Facebook

comentários

Related Posts

Leave a Reply